Clarice Maia Scotti

o design centrado no usuário das palestras

(eu ia escrever apenas um comentário para o caio no post dele sobre sua apresentação no interact, mas ficou tão grande que resolvi transformar em post)

caio,

eu estava lá na primeira fila de sua apresentação, e é claro que percebi o constrangimento, mas depois que li seu post ontem, fiquei ruminando algumas coisas. espero que você me perdoe a franqueza e entenda que são apenas críticas construtivas, ok?

como eu escrevi no post aí embaixo, houve uma certa rejeição do público à palestra da ana erthal, e eu brinquei que "nós somos o usuário, o conteúdo dela pode ser ótimo, mas se a interação não funciona, a culpa é dela, não nossa". acho que existem muitas similaridades entre a apresentação dela e a sua. ambas traziam temas muito interessantes. ambas foram apresentadas por profissionais renomados em suas áreas. ambas não empolgaram apesar do bom conteúdo. ambas foram excessivamente acadêmicas e monótonas (no caso dela, falo com base nos 10 minutos que vi antes de mudar de palco).

a ironia é que no seu caso, creio que a resposta para o "problema" da sua apresentação estava nela mesma. faltou usabilidade. faltou exatamente o equilíbrio entre as duas vertentes. faltou o despertar das emoções nos seus usuários/ouvintes. você quis mostrar que a usabilidade não implicava em caretice, mas escolheu uma forma extremamente careta de dizer isso!

o meio continua sendo a mensagem, e é cada vez mais difícil separar um do outro. mas assim como eu defendi a tv no juri simulado da faculdade, continuo acreditando que o meio (e a mensagem) se molda ao uso que fazemos dele. não importa se você faz uma apresentação em powerpoint, em flash ou em cartolina, ou se você usa pc ou mac, mas você tem que usar o meio que tem para seduzir seu usuário. você admitiu, lá na palestra, que não tinha competência pra fazer um powerpoint "bonito", mas disse como se aquilo não fosse relevante para o resultado final, já que o conteúdo é que importa. mas é. é relevante demais, é fundamental.

e eu não acredito que você não tenha competência para fazer melhor. talvez não tenha tido tempo, talvez não tenha mesmo se dado conta do quanto isso era importante, mas eu sei que você é capaz. use frases mais curtas, ilustre cada slide, dê mais exemplos, resuma alguns pensamentos em imagens! não precisa ficar "bonito", mas precisa ficar atrativo. não sei se você já viu alguma apresentação do gil giardelli, ele falou lá de manhã. os slides dele são toscos, até feios, mas são extremamente atrativos e envolventes!

faça um exercício de imaginação. volte uns 10, 12 anos no tempo e lembre daquele caio que ia para a fafich de calça jeans e camiseta, que participava do campeonato intergaláctico de mofão do cec, que ouvia jurubeba e tomava vinho vagabundo de garrafão com gelo seco. aquele caio era a maioria absoluta da sua audiência no interact. você acha mesmo que aquele caio iria ficar empolgado com a apresentação desse caio de hoje? ou iria se levantar pra ver o cara do myspace falar no outro palco?

você não precisa se enfiar num macacão laranja adornado com fitas reflexivas se este não é o seu estilo (certamente seria um desastre também), mas é preciso se aproximar do seu público, é preciso centrar no usuário!

e isso implica também se adequar ao ambiente. desde antes do evento estava bem claro que a proposta do segundo palco era aproximar ao máximo da experiência proporcionada pelo ambiente virtual da internet, em que as informações são mais rápidas e a interação é mais fácil. o que você chamou de "ritmo de pastelaria", é tão somente uma simulação do ritmo em que vive a imensa maioria do seu público. quem deveria então se adequar?

como toda experiência, é verdade que houve erros e acertos. a interrupção foi realmente brusca (imagino como deve ter sido desagradável pra você) e seria inadmissível em um ambiente convencional de palestras. mas se pensarmos que não foi por acaso que aquele palco foi montado na boate do hotel, não justifico a interrupção, mas de certa forma entendo. o luli estava ali fazendo o trabalho dele, igual a um dj que precisa sentir o público e manter a pista cheia. isso muitas vezes significa interromper uma música que pode ser genial, mas que não está combinando ali. concordo que poderia ser com mais tato, mas não deixo de perceber que até isso se encaixa na experiência proposta. afinal, na internet, se você se vê em um site boring, não vai pedir desculpas antes de fechar a janela e continuar seu caminho, vai?

se te consola, eu acho que, pelo menos para mim, se uma apresentação me fez pensar a ponto de escrever desse tanto, ela certamente foi muito válida. talvez seja até mais interessante aprender analisando os erros do que simplesmente observando uma série de acertos.

abs,
clarice

Postado por Clarice, segunda-feira, maio 25, 2009.
6 comentário(s).


_________________________________________________________


interact 2009

e hoje foi o interact 2009, com o tema criatividade interativa. e teve bom, apesar de não perfeito. as "atrações" se dividiram em dois espaços: o palco principal, comandado pelo cazé, com as palestras anunciadas na programação oficial do site, e o cafofo do luli, montado na boate do hotel e que permitiu uma aproximação bem maior entre palestrantes e público.

segundo o próprio luli, a idéia era reproduzir a experiência de proximidade possibilitada pela internet (tema do evento) em um ambiente físico. não diria que essa reprodução foi bem sucedida, mas o resultado foi bem interessante. o que me ocorreu na hora foi que, na internet, eu tenho várias janelas abertas ao mesmo tempo e posso saber num clique o que acontece em cada uma para escolher em qual delas vou ficar. faltou isso. como a lista das palestras do cafofo não seguiu exatamente a ordem anunciada no folheto, acabei perdendo algumas coisas que me interessavam enquanto estava na outra janela. um telão em cada ambiente avisando o que estava rolando seria bem mais prático do que ficar indo e vindo, e nem seria algo tão complexo assim. fica a dica.

daí que eu tava no salão nobre no início, mas a primeira palestra não empolgou. o tema era até interessante – experiência sensorial e o futuro da interação – mas o tom professoral e acadêmico da palestrante me fez ir logo pro cafofo, onde vi excelentes apresentações do rodrigo bressane, do raphael vasconcellos e do gil giardelli.

depois seria a mesma moça da palestra morna que viria falar, aí voltei pro salão principal. uma amiga comentou que ficou sem graça pela moça, pq todo mundo levantou pra mudar de palestra. eu confesso que achei chato, mas depois pensei: "opa, nós somos o usuário, o conteúdo dela pode ser ótimo, mas se a interação não funciona, a culpa é dela, não nossa!" será que isso tb era parte da tentativa de transpor a experiência da internet para o mundo físico? :-p

enfim, acabou que a palestra sobre acessibilidade veio antes e foi ótima. é bom ver que gigantes também erram. tanto o uol, com sua página #fail só de imagens, quanto o google, o "milionário cego" que não enxerga uma página só de imagens. e, quase contraditoriamente, foi bom ver também que acertar em acessibilidade é mais fácil do que parece. (o palestrante foi o horácio soares, da acesso digital)

antes do almoço, ainda vi no palco maior a palestra do michel lent (cuja apresentação já tá disponível no seu blog). tem gente que reclama de ver cases, mas eu acho que assim, comentado e bem inserido no propósito da palestra, é ótimo. e o lent é um cara que eu leio há tempos e sempre tem coisa interessante pra dizer.

achei uma pena eu não ver o bate papo do almoço, mas eu tb estava faminta. (aliás, custava nada ter um coffebreakzinho no meio da manhã, né?)

a tarde começou com a ótima palestra da suzana apelbaum sobre inovação. "a inovação é importante, mas... nem tudo que é inovador é ducaralho, e nem tudo que é ducaralho é inovador". ("o powerpoint é o flash do redator" foi outra frase ducaralho, apesar de off-topic).

depois foi hora de voltar pro cafofo e pegar metade da apresentação sobre o cumida di buteco. curioso ver um evento que faz parte da minha cidade há 10 anos sob outra ótica, fiquei com dó de não ter visto desde o começo.

na sequência, emerson calegaretti, do myspace, fez outra boa apresentação sobre tendências e aplicativos, e até rolou uma pequena polêmica com o lent sobre a validade dos hotsites. interessante a discussão, pena que o tempo era curto. ia ser bom se houvesse mais intervenções do mesmo nível nas outras palestras. o calegaretti tb falou depois no palco principal, mas eu não vi. mas no twitter dele já tem os links pras duas apresentações.

outra que já está disponível é a do caio, sobre o design centrado do usuário. o tema é excelente, mas além de eu já ter visto o próprio caio falando disso antes, faltou um pouco de estímulo em um evento tão cheio de "inovações" e "ducaralhos".

a palestra da vivianne vilela, do sebrae, sobre empreendedorismo, foi uma bela surpresa. confesso que quando vi na programação não me empolguei muito, mas ela soube segurar muito bem, com histórias bacanas, perguntas, provocações e até bons conselhos como "teve uma idéia? toma uma água, vai dormir. se amanhã a idéia continuar lá aí você começa a pensar nela." pra quem se interessa pelo assunto e quer mais boas dicas, vale uma visita ao blog dela.

finalmente, luli, e o final apoteótico. desde o início eu dizia que não iria embora sem ver o luli e tinha certeza que só a palestra dele valeria o evento todo (só suas intervenções já estavam valendo), e eu não estava errada. vestido de gari, ele nos instigou a pensar sobre quanto lixo consuminos e produzimos ao longo da vida, sobre o quanto nos esforçamos pra nos "encaixar" no sistema sem parar pra questionar e sobre como é possível e libertador e até simples sair desse esquema e fazer algo que realmente valha a pena. fodástico, pertubador e memorável.

(eu quis dar uma de tiete mas tive vergonha de pedir uma foto com ele. mas tirei uma a menos de dois metros dele que ficou garrada no celular pq o bluetooth não quis funcionar.)

enfim, achei o saldo superpositivo. tomara que o social media brasil mantenha o nível. mas pra esse eu não prometo um post tão grande pq depois ou eu vou tá bebendo ou vou tá no busu de volta pra casa. e é mais legal assim, né?, no calor do momento... :-p

Postado por Clarice, sábado, maio 23, 2009.
1 comentário(s).


_________________________________________________________


Ato Público em BH contra o AI-5 digital



A Internet é uma rede de comunicação aberta e livre. Nela, podemos criar conteúdos, formatos e tecnologias, sem a necessidade de autorização de nenhum governo ou corporação.

A Rede Mundial de Computadores democratizou o acesso a informação e tem assegurado práticas colaborativas extremamente importantes para a diversidade cultural. O ciberespaço é a maior expressão da era da informação.

A infovia reduziu as barreiras de entrada para se comunicar, para se disseminar mensagens. E isto incomoda grandes grupos econômicos e de intermediários da cultura. Por isso, se juntam para retirar da Internet as possibilidades de livre criação e de compartilhamento de bens culturais de conhecimento.

No Brasil, um projeto substitutivo sobre crimes na rede, aprovado e defendido pelo Senador Azeredo, está para ser votado na Câmara de Deputados. Seu objetivo é criminalizar práticas cotidianas no ciberespaço, tornar suspeitas as redes Par-a-Par (P2P), impedir a existência de redes abertas, reforçar a Gestão de Direitos Digitais - GDD (Digital Rights Management - DRM) que impedirá o livre uso de aparelhos digitais.

Entre outros absurdos, o projeto quer transformar os provedores de acesso em uma espécie de polícia privada. O projeto coloca em risco a privacidade dos internautas e, se aprovado, aumentará o já elevado custo de comunicação no Brasil.

Nós, que somos mineiros, temos uma responsabilidade a mais, em combater este projeto, por ser de autoria de um senador do nosso estado. Gostaríamos, assim, de convidá-lo a participar do Ato Público que será realizado no dia 1º de junho, às 19h30, no Teatro Cidade (rua da Bahia, 1341, Centro).

O ato contará com os seguintes debatedores:

Sérgio Amadeu
Professor da pós -graduação da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero-SP
Militante do Software Livre e do Movimento Mídia Livre.
www.samadeu.blogspot.com

Idelber Avelar
Professor na Tulane University, em Nova Orleans – EUA
Mantém o blog Biscoito Fino e a Massa
www.idelberavelar.com

(este texto não é meu. foi recebido por e-mail e não achei uma fonte na web para linkar. quem souber, por favor, me avise.)

Postado por Clarice, quinta-feira, maio 21, 2009.
0 comentário(s).


_________________________________________________________


contra o ai-5 digital

(a proposta era que a postagem fosse feita à meia-noite de hoje, mas eu apóio mesmo algumas horas atrasada.)



"A Internet é uma rede de comunicação aberta e livre. Nela, podemos criar conteúdos, formatos e tecnologias sem a necessidade de autorização de nenhum governo ou corporação. A Internet democratizou o acesso a informação e tem assegurado práticas colaborativas extremamente importantes para a diversidade cultural. A Internet é a maior expressão da era da informação.

A Internet reduziu as barreiras de entrada para se comunicar, para se disseminar mensagens. E isto incomoda grandes grupos econômicos e de intermediários da cultura. Por isso, se juntam para retirar da Internet as possibilidades de livre criação e de compartilhamento de bens culturais de de conhecimento.

Um projeto de lei do governo conservador de Sarkozi tentou bloquear as redes P2P na França e tornar suspeitos de prática criminosa todos os seus usuários. O projeto foi derrotado.

No Brasil, um projeto substitutivo sobre crimes na Internet aprovado e defendido pelo Senador Azeredo está para ser votado na Câmara de Deputados. Seu objetivo é criminalizar práticas cotidianas na Internet, tornar suspeitas as redes P2P, impedir a existência de redes abertas, reforçar o DRM que impedirá o livre uso de aparelhos digitais. Entre outros absurdos, o projeto quer transformar os provedores de acesso em uma espécie de polícia privada. O projeto coloca em risco a privacidade dos internautas e, se aprovado, elevará o já elevado custo de comunicação no Brasil.

Gostaríamos de convidá-lo a participar do ato público que será realizado no dia 14 de maio, às 19h30, em defesa da

LIBERDADE NA INTERNET
CONTRA O VIGILANTISMO NA COMUNICAÇÃO EM REDE
CONTRA O PROJETO DE LEI SUBSTITUTIVO DO SENADOR AZEREDO


O Ato será na Assembléia Legislativa de São Paulo e será transmitido em streaming para todo o país pela web.

PLENÁRIO FRANCO MONTORO
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO
AV PEDRO ALVARES CABRAL S/N – IBIRAPUERA

O Ato também terá cobertura em tempo real pelo Twitter e pelo Facebook.

Contamos com a sua presença."


texto publicado originalmente no blog do sérgio amadeu.

mais informações em http://meganao.wordpress.com

e no twitter: @mega_não

Postado por Clarice, sexta-feira, maio 08, 2009.
0 comentário(s).


_________________________________________________________


atualizações no portfolio

tanta correria pra fazer os freelas e só hoje consegui incluir algumas atualizações no portfolio. há outros trabalhos em andamento, mas por enquanto, já acrescentei aqui um logotipo e dois websites da safra 2009.

o logo é da banda los amigos amigos de tu madre, cujo som você pode conhecer clicando aí no link, que leva pro myspace deles. para quem curte um bom samba, já aviso pra ficarem de olho que a turma é muito boa de serviço!

um dos sites é do grupo de estudos psicanalíticos de minas gerais. o outro, chamado ayurveda em minas, é mantido pelo dr. carlos guimarães e traz muita informação bacana para quem se interessa por medicina ayurvédica.

Postado por Clarice, domingo, maio 03, 2009.
0 comentário(s).


_________________________________________________________



Clarice Maia Scotti - design gráfico & web
Contato: cmscotti@gmail.com