Clarice Maia Scotti

o MEU final de lost

como eu disse no twitter, eu estava feliz e satisfeita com os rumos da série, achava que os críticos estavam sendo exigentes e ranzinzas demais, estava me divertindo, gostei das respostas dadas e concordei que nem todas as respostas deviam ser dadas, e como pediu o lindelof no twitter dele, eu realmente estava disposta a "experience it" sem punhetações. aí que no finalzinho, aos 42 minutos do segundo tempo, tudo indo muito bem, veio não um balde, mas uma cachoeira de água gelada!

e daí que eu resolvi que a experiência é MINHA, então ela acaba como EU quiser, e a partir de agora o MEU final de lost foi assim (obviamente, com spoilers):

enquanto na paralela todos estão se lembrando de tudo e rumando para o funeral – inclusive lapidus, o coitado eternamente esquecido –, na original jack desce para botar a rolha de volta no poço de luz (olha só, até aí tava tudo beleza). só que em vez do "eu-que-devo-fazer-isso", ele vai a desmond, e ambos fazem juntos o seviço, se ajudando, numa alegoria de que a luz só se faz presente quando há solidariedade, compreensão, confiança, amizade, uoréva.

lá em cima, rola aquela conversa entre hugo e ben, em que o primeiro pede ajuda e o segundo se sente honrado. então eles se dão as mãos em um gesto de paz e nesse momento a luz surge de volta pela caverna. o céu todo brilha de novo, igual quando tinha viagem no tempo. hugo e ben olham a luz se espalhando, extasiados, e ainda de mãos dadas, se ajoelham. corta para jack e desmond, que se abraçam, sorrindo, sob a água que volta a jorrar. corta para lapidus, que pára o avião ao ver a luz se aproximando ao mesmo tempo em que vê sawyer, kate e claire. lapidus, miles e richard descem do avião e correm em direção aos amigos. flashes de ambas as realidades passam pela cabeça de todos.

na realidade paralela, eloise deixa de frescura e decide fazer o certo. ela está presente na reunião do funeral. jack entra junto com kate. o caixão está fechado no altar. antes do funeral propriamente dito, eloise pergunta se estão todos ali, e se estão prontos. jack, kate, desmond, ford, hugo, claire, lapidus e miles se apresentam. eloise manda eles se sentarem em círculos de mãos dadas e fecharem os olhos. ela liga uma música à capela que envolve a todos, depois passa por um de cada vez e passa uma cinza misteriosa na testa deles, em uma espécie de batizado. eles entram em transe.

imagens do clarão na ilha se misturam com imagens da cerimônia de eloise. a música aumenta. um de cada vez, os losties vão abrindo os olhos na realidade paralela e se dando conta que as realidades se juntaram e agora eles estão definitivamente juntos com seus amados e com a missão cumprida.

close nos olhos fechados de ben. ele abre os olhos e se vê sozinho no laguinho da caverna. um flash mostra a última conversa que teve com hugo antes deste entrar no funeral. quando, depois de decidir não entrar, hugo diz que ele foi um ótimo número 2 e ele responde que hugo foi um ótimo número 1, hugo completa: "dude, nós dois sabemos onde é o seu lugar!". aí hugo oferece a ben uma taça de vinho, simbolizando a transferência do "poder de jacob" (mas sem explicar mais pq não somos tão idiotas!). volta para o ben na ilha, sorrindo, ajoelhado diante da caverna e reafirmando sua devoção.

close nos olhos fechados de richard. ele abre os olhos e vê isabella passando um pano molhado em sua testa. ele quase chora. ela manda ele ficar quieto que o tombo do cavalo foi feio. ele pergunta se está morto. ela ri e explica que não, que ele tinha ido buscar um remédio para ela e caiu do cavalo. por sorte, um cavaleiro desconhecido o encontrou e o levou de volta à cabana. o mesmo cavaleiro havia dado a ela um chá que a curou e foi embora deixando instruções de como cuidar dele. eles se abraçam e vivem felizes para sempre nas ilhas canárias em 1867.

volta para o funeral. jack se aproxima do caixão e o abre. o pai dele está lá, mortinho de verdade. jack chora, abraça o corpo do pai e com o espetacular talento de matthew fox percebemos que é um misto de tristeza, alívio, gratidão e alegria por finalmente ele poder "move on". é o fim da última daddy issue! o caixão se fecha.

vemos cenas esparsas dos losties levando a vida felizes e contentes, os casais juntos, amigos fazendo programas juntos, se divertindo, indo à praia, etc. danielle e alex compram uma passagem para sidney. rose e bernard apreciam o pôr do sol na ilha, enquanto afagam vincent. bernard pergunta pra que época eles devem ter ido depois desse último clarão. rose sorri e responde: "does it matters?"

fim.

Postado por Clarice, segunda-feira, maio 24, 2010.


_________________________________________________________



Clarice Maia Scotti - design gráfico & web
Contato: cmscotti@gmail.com