Clarice Maia Scotti

o dia em que minha vida entrou numa trama de investigação

prólogo
(ou "uma pequena contextualizada")

o romance "os homens que não amavam as mulheres" chegou às minhas mãos no último natal, como presente de alguém que sabe que uma boa trama investigativa é o uma das coisas que mais me agrada nesse mundo! mesmo tendo sido uma aposta, pois a compra foi feita confiando na indicação do vendedor, não podia ter sido mais certeira. o livro é fantástico, daqueles que a gente quer devorar mas fica com dó de chegar no fim, se envolve com os personagens, precisa dar pausas para assimilar o que está lendo e fica louco pra comentar com alguém!

na orelha do livro, tive acesso a duas informações importantes, uma ótima – aquele era o primeiro volume de uma trilogia – e outra péssima – o autor, stieg larsson, faleceu logo após terminar o terceiro volume. tal como uma droga viciante, a ansiedade por mais começou a se misturar com o medo de "não ter mais". sim, o cara é tudo isso. quando vi o segundo volume, "a menina que brincava com fogo", na prateleira da livraria, eu nem parei pra fazer conta, comprei na hora e fiquei feliz feito menino pequeno que ganha bombom, doida pra acabar o dia de trabalho pra eu poder me reencontrar com todo aquele universo!

eu não vou contar da história pq já deu pra ver que ser concisa não é meu forte, né? para saber mais, visitem o site da trilogia.

o que eu preciso contar aqui é da lisbeth. lisbeth salander, uma das personagens principais, é uma hacker competentíssima considerada delinquente por muitos. nas palavras dela mesma:

"Não ligo para o que acham do meu corpo, das tattoos, dos piercings. Também não me importo com ninguém, muito menos com aqueles que me taxaram de retardada mental e me jogaram em uma clínica psiquiátrica na adolescência. Não dou a mínima para autoridades e faço questão de não trocar uma só palavra com médicos e policiais. Sim, sou muito inteligente. Tenho um jeito especial de resolver problemas, o que ajuda muito nas minhas pesquisas especiais. Minhas ações são diretamente proporcionais ao interesse pelo objeto de pesquisa, assim como o dinheiro que ganho com isso. Sou obsessiva, vingativa, tenho minha própria moral e ética, e passo por cima do bem-estar alheio para alcançar o meu. Não tenho muitos amigos e não me importo. Dos que tenho, cuido como me convém. Meu nome é Lisbeth Salander. Meu codinome é Wasp (vespa)."

ela diz não amar ninguém, mas é impossível não amar lisbeth salander.

o dia em que minha vida entrou numa trama de investigação

então que hoje cedo, quando abri meus e-mails, estava lá a mensagem: "wasppsaw is now following you on Twitter". não liguei imediatamente o codinome à pessoa, mas foi só entrar no perfil para sacar: lisbeth está me seguindo! primeiro eu achei que era meu amigo marcelo, igualmente fã da trilogia, mas depois vi o link para o site dela e achei que era algum outro fã um pouco mais dedicado e à toa. na hora twittei:

"já seria uma felicidade apenas descobrir que @wasppsaw está no twitter, mas ela ainda me seguir é uma honra! amei!"

e recebi a resposta:

"@cmscotti lisbeth salander não "segue" simplesmente ninguém. é muito fácil para mim descobrir todos os seus segredos."

que, claro, respondi:

"@wasppsaw tenho certeza disso! mas tb sei q mesmo não amando (quase) ninguém vc não faria mal a uma fã inofensiva..."

pouco tempo depois, para minha surpresa, recebi uma DM:



(eu ia tirar print das minhas respostas tb, mas na caixa de "sent DM" do twitter aparece o avatar do destinatário tb, aí ia ficar confuso. então fica assim, prints das DMs de lisbeth, transcrições das minhas...)

@cmscotti: "só não li o terceiro. mas interessa sim! obrigada!"



o link da mensagem levava pra essas fotos da capa do terceiro livro.

@cmscotti: "uau, obrigada! :-) pode confiar que estará seguro!"



ok, eu sou lerda, mas juro que só aí eu comecei a desconfiar que não estava numa brincadeira, e sim numa ação de marketing!

@cmscotti: "sério? de graça? vc está a serviço da http://www.ciadasletras.com.br? genial!"



daí eu agradeci e confiei, né?, que sou lerda mas não sou boba! mandei o endereço e agora estou aqui, ansiosíssima para receber "a rainha do castelo de ar" antes do lançamento oficial!

ainda mandei uma mensagem dizendo: "esqueci de te mandar meu nome completo para o envio... mas isso vc já deve saber há tempos, né? ;-)" - no que ela respondeu:



dá pra não amar? ;-)

por quê isso é genial?

até o momento em que escrevo, @wasppsaw segue apenas 24 pessoas no twitter. difícil crer em uma ação da cia das letras tão restrita, mas se formos observar, todos os seguidos já falaram dela ou do livro alguma vez no twitter. ela sabe a quem seguir, e convenhamos que quem nunca leu o livro não ia entender patavina! entre sucumbir à tentação dos milhares de followers insignificantes e investir numa interação com quem realmente importa, a escolha da segunda opção foi tão surpreendente quanto inteligente.

a pessoa que alimenta o perfil da lisbeth encarnou muito bem o personagem. além das conversas com os followers, ela manda links sobre hackers e comenta sobre seu parceiro no livro, mikael blomkvist. e suas conversas jamais poderiam se parecer com um spam: são respostas ou comentários pertinentes aos twits dos followers, mas tb de acordo com a personalidade da personagem.

estabelecido o contato, provavelmente ela parte para as DMs, onde acaba fazendo a oferta, de forma totalmente personalizada. conversei com o marcelo (meu amigo que citei aí em cima) e com ele tb rolou um diálogo muito parecido com o meu. parecido, mas não idêntico. não era alguém dando copy&paste em mensagens pré-escritas, cada conversa foi uma conversa de verdade.

agora imagina o que é você ter a chance de conversar com um de seus personagens prediletos? e melhor, não apenas sentir-se íntimo dele, mas também cúmplice, dividir com ele um segredo? receber dele um presente?

depois ela ainda soltou um link para este novo post em seu blog, em que explica como conseguiu os livros que estava distribuindo. olhem que coisa linda! mesmo quando a ação já era óbvia, pra quê quebrar a magia?

o fato é que hoje a cia das letras não me deu apenas um livro. me deu uma experiência inesquecível! me convidou pra uma brincadeira inteligente, divertida e instigante, certa de que eu tinha o perfil para entender e aceitar a proposta. eu nem precisava ter ganhado o livro, trocar mensagens enigmáticas com lisbeth salander já foi um mega presente!

e o que ela ganha com isso? ora, eu ressuscitei meu blog parado só pra fazer um post gigante recheado de elogios, não é? e podem ter certeza que vou espalhar essa história ao máximo, inclusive pra pessoas offline. sem querer ser pretenciosa, mas mesmo que mais nenhum dos atuais 24 seguidos pela lisbeth faça o mesmo, se só esse post chegar em alguns multiplicadores estratégicos do twitter, acho que a ação já terá cumprido seu propósito. por um custo baixíssimo – o que são alguns exemplares em relação à tiragem de um best seller? –, a editora não só fez uma bela surpresa a alguns de seus já declarados fãs, como também tem tudo para gerar o tão sonhado "buzz positivo em uma campanha em mídias sociais".

palmas para ela! e muito, muito obrigada! :-)

Postado por Clarice, sexta-feira, agosto 28, 2009.


_________________________________________________________



Clarice Maia Scotti - design gráfico & web
Contato: cmscotti@gmail.com